A História da Igreja de Cristo # 29. II Cruzada e III Cruzada

09:16

Ricardo Coração de Leão. Foto: Wikimedia Commons - Divulgação
Por conta do forte frio e do pouco número de pessoas que compareceram para assistir a nova aula sobre o Estudo sobre a História da Igreja, fizemos o estudo na sala da casa do meu pai. Abaixo falei sobre a Segunda e Terceira Cruzada. Assistam e vejam o roteiro do estudo em sequência.



Lição 29. II Cruzada e III Cruzada

Recapitulando sobre São Bernado: o rei Luis da França estava motivado a responder o chamado  dos cruzados em Antioquia (os muçulmanos partiam para dominar aquela cidade e já tinham dominado outros lugares), mas seus barões e outros membros da Nobreza não. Assim sendo, o rei francês mandou chamar Bernado de Claraval (mais conhecido como São Bernado) para convencê-los. Bernado era conhecido com carisma e lábia acima da média. 

De acordo com a História, em Março de 1146 Bernado atraiu uma multidão para ouvi-lo. Seu Sermão foi suficiente para convencer o povo a participar do que seria conhecido em seguida como 2 Cruzada. Bernado levou mais de 50 mil soldados franceses e alemães para Constantinopla, para se preparar para a Batalha em Antioquia. O problema disso tudo é que começaram a acontecer dissensões entre os soldados franceses e alemães. No fim das contas, apenas uma pequena parte do exército francês chegou a Terra Santa. Os alemães foram dizimados e os poucos que sobraram, partiram para Nicéia. Entre os alemães, estava o seu líder, o rei Conrado.

Leonor de Aquitânia 

Poucos franceses realmente chegaram na Terra Santa. O Rei Luis da França, e sua esposa, Leonor de Aquitânia, foram recebidos pelo príncipe de Antioquia, chamado Raimundo, que era tio de Leonor. O Rei Luis, então, começou a desconfiar do relacionamento de sua esposa com seu tio.

Do outro lado, os Muçulmanos, liderados por Nur al-Din, já tinha conquistado diversos outros territórios e Antioquia estava em seus planos. Raimundo, tio de Leonor e primo do Rei Luis (sim, isto mesmo!), pediu ajuda ao rei da França para impedir o ataque. Luis não quis escutar e decidiu partir para Jerusalém. Leonor quis convencer seu marido ajudar seu tio, mas foi em vão. Assim, como ele não quis escutar sua esposa, ela decidiu ficar na cidade, pedindo imediatamente o divórcio. 

Luis, furioso, sequestrou a esposa, levando a força para Jerusalém. Por lá, se uniu a outros dois reis e tentaram recuperar a cidade de Damasco. Em vão. Luis e outros reis voltaram. Leonor conseguiu se divorciar do seu marido, casando novamente. Ela casou com o Rei Henrique II da Inglaterra. Ela teve oito filhos, sendo eles Ricardo “Coração de Leão”, um dos grandes nomes na história das Cruzadas (veremos a seguir).

Robin Hood: o conto Robin Hood tem como cenário de fundo a época das Cruzadas. O filho mais famoso de Leonor de Aquitânia, Ricardo Coração de Leão, aparece diversas vezes como personagem nesta trama. Ele é conhecido como REI RICARDO.

III Cruzada

Sob a liderança de Salah al-Din, conhecido pelos cruzados como Saladino, os muçulmanos foram recuperando seu território perdido séculos atrás. A tropa de Saladino recuperou a cidade de Jerusalém ao povo muçulmano. A resposta dos cruzados veio com Ricardo Coração de Leão, que era famoso por sua valentia.

A resposta inicial foi tomar a Fortaleza São João do Acre, situação na região da Galiléia. Ricardo Coração de Leão, agora conhecido como Rei da Inglaterra, se une a outros dois reis: Frederico I, o Barba Ruiva (Alemanha) e Felipe II (França). Tudo poderia ter dado errado, já que o rei Frederico acabou morrendo afogado na travessia do rio, no caminho, fazendo o exército alemão se dispersar por completo. Talvez os três reis tinham planos maiores, mas com um exercito diminuído em um terço, Felipe II e Ricardo Coração de Leão focaram seus esforços na cidade de São João do Acre. Depois de dois anos de cerco, a cidade foi tomada pelos Cruzados. 

Ricardo capturou 2 mil reféns e pediu resgate a Saladino por eles. Saladino não respondeu o pedido e então Ricardo Coração de Leão mandou matar todos eles. Diferente dos muçulmanos, os lideres cruzados não eram organizados e brigavam entre si. A Terceira Cruzada foi chamada de Cruzada dos Reis. Houve vitória?! Momentaneamente sim, mas os muçulmanos se reorganizaram e conseguiram recuperar o território perdido. E Ricardo Coração de Leão, o que aconteceu? Acabou sendo capturado por Leopoldo da Áustria, que vendeu o refém para o Imperador da Alemanha. Ricardo teve que pagar a quantia de 150 mil marcos (na cotação de 14/08/2019 vale R$343 mil) para se livrar da prisão.

A Terceira Cruzada terminou com mais uma derrota. A Quarta, seria ainda mais trágica ainda, já que utilizariam CRIANÇAS para o combate, o que falaremos mais a frente

Ordens de Cavalaria → Na próxima aula vamos falar sobre as ordens militares das Cruzadas: Cavaleiros de São João de Jerusalém (Hospitalários), Cavaleiros Templários e os Cavaleiros Teutônicos.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página