A História da Igreja de Cristo # 26 - Lança do Destino

08:37

A Lança do Destino em Viena. Foto: Divulgação
Conforme aprendemos na aula anterior, Pedro de Amiens motivou cristãos católicos a invadirem a Palestina e Jerusalém e expulsarem na espada os Muçulmanos que já haviam dominado aquele território. Muito provavelmente a ideia de Pedro acabou sendo adotada pela Igreja Católica, que organiza a Primeira Cruzada um ano depois da Cruzada dos Pobres, em 1097 d.C

Papa Urbano II, autoridade da Igreja, prometeu salvação dos pecados a todos aqueles que partiriam para a Terra Santa na tentativa de exterminar os infiéis (assim eram chamados os Muçulmanos durante as Cruzadas pelos Católicos). Assim sendo, um exército de agora 60 mil pessoas (incluindo mulheres) se dividiu em quatro campos até Constantinopla, onde vieram por caminhos diferentes. Assim deu início a Primeira Cruzada, um projeto então muito maior do que seria a cruzada iniciada com Pedro de Amiens.

Primeiras Vitórias dos Cruzados

Milhares de cruzados (vamos chamá-los assim) da Primeira Cruzada morreram por causa do grande calor e pela falta de água. Os que resistiram com bravura chegaram até Antioquia. Antes disso, eles tiveram suas primeiras vitórias contra os muçulmanos: o cerco de Edessa, que era uma cidade dominada pelos Muçulmanos na Turquia (hoje conhecida como Urfa ou Sanliurfa). A vitória sobre o cerco de Edessa ficou conhecida como Batalha de Dorylinum.

O próximo passo então era a conquista de Antioquia.

A Lança do Destino

Os cruzados pareciam que também conquistariam o território da Antioquia, mas ficou sabendo que os muçulmanos receberiam um reforço de 200.000 soldados turcos para a cidade, o que decretaria uma derrota para os cruzados. Segundo a História, um monge que acompanha os cruzados, de nome Bartolomeu, foi avisado em sonhos sobre a lança que o soldado romano perfurou o Senhor Jesus Cristo, e que ela estaria debaixo do grande altar da Igreja de São Pedro, na própria Antioquia.

Segundo se conta, Bartolomeu apareceu com um pedaço de lança na mão dizendo ser esta a lança que o soldado romano atingiu o corpo do Senhor Jesus. Os cruzados se motivaram e com isso, conseguiram expulsar os seus inimigos de Antioquia. Mais uma vitória dos Cruzados.

A Lança do Destino se tornou então, uma relíquia de grande poder. Ela pode ser conhecida por outros nomes: Longuino, Lança de Longuino, Longuinus, Santa Lança, etc.

E porque o nome da Lança do Destino é chamada de Longuino?!

Segundo a tradição, Cássio Longuino foi o centurião que feriu com lança o lado de Jesus (João 19.34-35). Segundo se conta, Longuino sofria de uma grave infecção nos olhos que o quase deixava cego. Assim que ele perfurou (segundo a tradição, vejam bem!) o corpo de Jesus com a sua lança, saiu sangue e água, que caíram nos seus olhos, e lhe trouxeram a cura.

Por voltar a enxergar naquele momento, ele percebeu que Jesus era realmente o Filho de Deus, e acabou se convertendo ao Cristianismo em  seguida. De acordo com informações, Longuino abandonou o exército romano e começou a pregar a palavra de Cristo. Ele acabou sendo descoberto por Pôncio Pilatos, que condenou a morte caso Longuino não renunciasse a sua fé. De acordo com informações, Longuino não negou a Cristo, e foi torturado pelos próprios romanos. Informações dizem que ele teve seus dentes arrancados e a língua cortada para, no fim, ser decapitado.

O Mito do Poder da Invencibilidade

A lança encontrada por Bartolomeu e apelidada de Lança de Longuino acabou motivando os cruzados na conquista de Antioquia. Acreditava-se a partir de então que quem tivesse essa relíquia nas mãos, seria realmente invencível. Carlos Magno, Napoleão e até mesmo Adolf Hitler já tiveram posse dessa lança.

De acordo com a História, Adolf Hitler teve acesso a Lança do Destino em 1913 (quando o mesmo tinha apenas 19 anos). Hoje em dia a Lança do Destino se encontra no Hofburg Treasure Museum (na Áustria).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página