A História da Igreja de Cristo # 23 - Milenarismo

08:06

Foto: Pixabay
Continuamos nossos estudos sobre a História da Igreja no Século IX (801-900).

Como sabemos, a Igreja já tinha perdido totalmente a sua essência da época da Igreja primitiva. Além da cobiça por cargos de liderança, das falsas doutrinas, e da adoração de imagens e santos, “itens consagrados” começaram a ser expostos, como a Pena da Asa do Anjo Gabriel, um pedaço da Arca de Noé, ou os dentes de Santa Apolônia, que prometia a cura de dor dente.

A adoração de itens é chamado de FETICHISMO. Existe sim a unção em óleo e objetos consagrados na obra, mas uma coisa é consagrar um item e outro é atribuir PODER a um item, trazendo ar de misticidade ao mesmo.

A Teologia da Transubstanciação: essa teologia foi criada por um monge chamado PASCÁSIO RADBERT, através do livro "De Corpore et Sanguine Domini" ("Do Corpo e Sangue do Senhor"), escrita entre 831 e 833. Essa ideologia indica que o pão e o vinho da ceia se torna verdadeiramente carne e sangue de Cristo. Séculos mais tarde (uns três séculos) que a teologia da transubstanciação foi adotada em Roma. Houve, depois, pessoas que foram contra esta doutrina, como um cristão chamado BERENGER.

MILENARISMO

999 pode ser considerado como o “Ano do Terror” na Europa da Idade Média. A Igreja começou a ficar com muito medo porque temia que o Apocalipse começaria no ano 1.000. Eles acreditavam que Satanás sairia do Abismo depois dos mil anos (Apocalipse 20.1-3) exatamente no ano 1.000 d.C. Essa teologia de que Satanás viria no ano 1.000 d.C é chamada de Milenarismo, Pré-milenismo ou  Quiliasma.

Mas o Milenarismo não consiste apenas em acreditar na volta de Cristo no ano 1.000, mas sim na teologia que acredita que Jesus reinará na Terra por 1.000 anos após a sua vinda. A Igreja Católica depois censurou esta doutrina. A Igreja Evangélica em sua maioria acredita na teologia do Milenarismo (eu mesmo acredito).

Mas voltando ao ano de 999: cientes de que aconteceria o Apocalipse, muitas pessoas doaram suas posses e outras aplicaram castigo de penitência para poderem para poder ir para o Céu, pois acreditavam desta forma. Movimento semelhante aconteceu em 1992, no chamado Movimento Hyoo-goo, com a qual falaremos mais a frente nos estudos). No último dia do ano de 999 (a passagem do ano 999 para 1.000) a Europa sequer dormiu, esperando alguma coisa acontecer até o amanhecer. Então entenderam que estavam errados e as coisas começaram a voltar ao normal.

Este foi, o primeiro movimento na Igreja de estipular uma volta de Cristo. Isso voltaria acontecer mais vezes durante o Século XX e algumas vezes durante do Século XXI, mas não falaremos sobre isso neste momento.

Mas então o que seria o Reinado Milenar?!

O Reinado Milenar acontecerá DEPOIS da chamada Batalha do Armagedom. Assim que a batalha acabar, o senhor Jesus Cristo pisará com seus pés no Monte das Oliveiras, e dividirá este monte ao MEIO (Zacarias 14.3-4). A partir dali, haverá um NOVO REINADO MUNDIAL, onde Cristo será o rei sobre toda terra (Zacarias 14.9). Mesmo assim, NÃO SERÃO TODAS AS PESSOAS que poderão viver na Jerusalém milenar, mas uma vez por ano pessoas do mundo inteiro visitarão a cidade para a festa das cabanas (Zacarias 14.16-17). 

Jesus Cristo reinará sobre Jerusalém, que será a capital mundial do mundo. Todos os povos aprenderão com Jesus Cristo e seus preciosos mandamentos, de ano em ano (Isaías 2.3-4, Miquéias 4.1-3). Com Jesus Cristo sendo o líder da capital mundial no reinado, a adoração a deus vai acabar por completo (Isaías 2.18). Uma coisa interessante é que, durante do reinado milenar, os animais não comerão mais uns aos outros (Isaías 11.1-9).

Porque nem todas as pessoas poderiam entrar na cidade?! Apenas durante a festa das cabanas a cidade estará aberta para pessoas de outras nações. Porque? Porque em volta da cidade uma espécie de proteção protegendo a cidade: de dia terá uma nuvem e uma fumaça, e de noite, um resplendor de fogo (Isaías 4.5).

Assim que os 1.000 anos acabarem, Satanás sairá do Abismo e começará enganar as nações para atacar Jerusalém. Eles vão cercar a cidade, mas vai cair fogo do céu e vai destruir o exército de Satanás. Em seguida, ele será lançado na Segunda Morte (Apocalipse 20.7-10). Depois disso, acontecerá o chamado JUÍZO FINAL

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página