Quem diria que conheceria uma nova família em tão pouco tempo?! Começamos o ano no trabalho na casa do Pr. Jonas, que acabou não dando certo. Assim sendo, Deus colocou na minha vida uma Igreja perto de casa, onde estamos congregando. Antes disso, nos reencontramos com Carol, uma das nossas amadas filhas em Cristo.
Carol então decidiu ficar conosco na mesma Igreja. O legal de tudo é que o Pastor Gilson, nosso novo líder, se reuniu com os irmãos para festejar o aniversário da nossa filhota. Toda quarta feira tem estudo aqui e o pessoal levou bolo para gente comer. Aproveitei o momento para tirar algumas fotos.
Achei o máximo. Agradeço a Deus por este dia. Também agradeço pela vida da Carol, da sua família e da nossa nova Igreja.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Foto: Pixabay. |
Sabemos que, nos originais bíblicos (Hebraico, Aramaico e Grego) não há divisão alguma por capítulos e versículos. Então por quê na nossa Bíblia atual utilizamos assim?! Vamos aprender como tudo isso começou, de forma bem simples.
Como a Bíblia começou a ser dividida por Capítulos...
Tudo começou pelo Século XIII, na França. O mais provável é que isto começou por volta do ano 1226 d.C. O responsável por dividir a Bíblia em versículos chama-se Estêvão Langton, que foi um arcebispo. Assim sendo, ele começou a dividir a Bíblia em capítulos. A versão que ele utilizou primeiro foi a versão de Jerônimo em latim (chamada Vulgata). Logo em seguida, Langton chegou a traduzir outra versão da Bíblia. Foi sem dúvida uma ideia bastante interessante, e obviamente outros teólogos tentariam "imitar" a ideia e fazer suas próprias divisões em capítulos nas Bíblias.
Mesmo com tantas traduções (ou tentativas), a "versão" de Estêvão Langton é a que mais parece com a divisão das Bíblias por capítulos que usamos em nossos dias.
Como a Bíblia então passou a ser dividida por Versículos...
Não foi de imediato. Após alguns séculos, a Bíblia passaria por uma outra "transformação": seria a vez dela ser dividida também em versículos. Segundo o site Aleteia, a primeira Bíblia publicada em versículos numerados (como conhecemos hoje) foi lançada em 1527, pelo judeu convertido Pagnino. Mesmo sendo uma ideia genial, a versão de Pagnino não se tornou tão universal na divisão de versículos como a de Langton se tornou para capítulos.
A versão da Bíblia dividida por versículos lançada por Roberto Estienne, renomado estudioso, foi a que se tornaria padrão em nossas bíblias. Renomado estudioso, Estienne queria que as pessoas se interessassem ainda mais pelo estudo das Escrituras. O fato é que a Bíblia numerada como conhecemos facilita (e muito!) na hora dos estudos. A primeira Bíblia dividida em versículos (como conhecemos hoje) foi publicada por ele mesmo em 1553. Mesmo enfrentando críticas na época (por deixar o texto bíblico muito fragmentado), este sistema acabou se popularizando com outros impressores da Bíblia na época.
Assim sendo, judeus, católicos e evangélicos da época aceitaram a versão de Estêvão Langton (divisão da Bíblia em capítulos) e de Roberto Estienne (divisão da Bíblia em versículos). Em 1592, o Papa Clemente VII mandou publicar então uma "nova" Bíblia, dividida em versículos e capítulos.
E foi assim que as nossas Bíblias são divididas por Capítulos e Versículos. Tudo isso graças a ideia genial de Estêvão Langton e Roberto Estienne (um italiano e um francês).
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Este é o tema do meu mais novo vídeo no Youtube. Além disso, deixarei também três links aqui do blog para você estudar.
Leia também os links abaixo (aqui no blog), para reforçar o que foi dito no vídeo acima.
Estrutura do Mundo Espiritual;
Trono de Deus
Oração e Jejum
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Foto: Divulgação. |
E chegamos a 20.000 visualizações no Youtube! Para muitos, isto é uma marca pequena, mas para mim não! Não sou youtuber, mas fico feliz ao saber que estamos alcançando pessoas através da internet, pelos vídeos. Isso me motiva ainda mais produzir material para vocês. Por enquanto, ainda não tenho recursos para fazer algo melhor (como um editor e um computador melhor para edição), mas estou fazendo nas condições que posso fazer.
Quanta mudança... naquela época meu canal tinha apenas 26 inscritos, e hoje a família aumentou para 150. Confira.
Foto: Reprodução Youtube. |
TOP 10 DOS MEUS VÍDEOS ATÉ O MOMENTO
Assim como eu fiz no post em 2016, também gostaria de citar quais foram (até o momento) os vídeos mais acessados do canal até 20 mil visualizações. Desta vez, vou deixar os vídeos aqui abaixo.
1° LUGAR: Como Saber se sou batizado com o Espírito Santo?! (4.996 visualizações)
2° LUGAR: Você já ouviu falar em Didaquê?! (2.739 visualizações)
3° LUGAR: Onde está o Jardim do Eden?! (1.627 visualizações)
4° LUGAR: Como Ser Íntimo de Deus ? (1.586 visualizações)
5° LUGAR: Será que vamos reconhecer parentes e pessoas que amamos na Eternidade?! (848 visualizações)
6° LUGAR: A Mentira dos Illuminati (830 visualizações)
7° LUGAR: Célula #1 - Atos 3.22-23 (Palavra da Célula) (774 visualizações)
8° LUGAR: "A Serpente no Deserto" - Pregação no Culto de Homens (657 visualizações)
9° LUGAR: A Queda de Salomão (479 visualizações)
10° LUGAR: Como Ganhar Almas para Cristo?! (463 visualizações)
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Autoridade Espiritual: A Unção com Óleo
Autoridade Espiritual: A Unção
Livro Unção - Benny Hinn
Porém, recentemente acabei postando um vídeo no meu canal do Youtube falando sobre a Unção. Espero que dêem uma olhadinha.
Isso é uma dúvida pertinente na mente de muitos cristãos. Preparei um vídeo especial sobre isso logo abaixo, mas é importante que você leia o artigo Batismo com o Espírito Santo é o mesmo que falar em Línguas.
Assista também o vídeo Como Saber se Sou Batizado com o Espírito Santo, para encerrar suas dúvidas.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Foto: Pixabay |
A expressão "Cair no Espírito" não existe originalmente com este nome na Bíblia e, na prática, seria o que acontece quando pessoas são tocadas pelo Espírito Santo de tal modo que perdem a consciência e caem. Muitos se perguntam: mas QUAL o propósito de Deus nisso tudo?! Bem... eu não sou Deus e não respondo por Deus, mas acredito que essa manifestação seja de modo feita pelo Espírito Santo em boa parte dos casos.
Sim, nem todos que "caem no Espírito" realmente são tocados pelo Espírito Santo: algumas pessoas fingem ou são ligadas por uma emoção, e acabam caindo também. Algumas passagens na Bíblia tentam ilustrar o Poder de Deus através de cair no Espírito (Apocalipse 1.17, Daniel 8.17, etc).
Igrejas que duvidam do Cair do Espírito
É natural que Igrejas onde não acontecem nenhum tipo de manifestação espiritual duvidarem disso, e os mesmos buscam suas próprias explicações na Bíblia. Isso não é diferente dos fariseus que tentavam criticar os feitos do Senhor Jesus. Lembre-se: a árvore é conhecida pelos frutos, e não pelo "conhecimento" de Bíblia!
Para quê serve o "Cair no Espírito"?!
Como já disse, não posso responder por Deus. Eu creio que o Cair no Espírito basicamente para tratar espiritualmente alguém. Em casos específicos de libertação, isso acontece. Como já disse, creio que isso serve como tratamento espiritual. Isso também está registrado no ministério do Senhor Jesus, quando Ele expulsa o demônio de um menino e, sem seguida, o mesmo "cai em Espírito". Confira comigo em Marcos 9.25-26:
"E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e não entre mais nele. E ele, clamando e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto,de tal maneira que muitos diziam que estava morto."
Pense: o endemoniado estava se agitando, mas depois que Jesus expulsou o demônio o garoto caiu como um morto. O que seria "cair como um morto pra você"?! Seria como "Cair no Espírito"?!
Em 2016 levei uma menina para a Igreja, e ela aceitou a Jesus depois de ter caído no Espírito. Ela nunca tinha experimentado tal sensação. Me disse que sentiu muito leve e uma sensação muito boa, como nunca tinha sentido na vida. Infelizmente vivemos num tempo de muito culto ao texto e poucas manifestações do Espírito. É natural de quem nunca experimentou algo sobrenatural de Deus dar desculpas esfarrapadas daquilo que não conhece.
Existe sim o Cair no Espírito, e repito aqui: NEM TODOS que caem nas Igrejas realmente estão sendo atingidas pelo poder do Espírito Santo. Há muita emoção também. Espero que este artigo seja suficiente para que você entenda essa questão de uma maneira por todas.
Ou você vai me dizer que um Pastor tem poder para DERRUBAR SOZINHO do nada um monte de pessoas?! Essa afirmação não tem nexo algum...
Ou você vai me dizer que um Pastor tem poder para DERRUBAR SOZINHO do nada um monte de pessoas?! Essa afirmação não tem nexo algum...
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Foto: Pixabay |
Aqui no blog já tinha falado sobre os Profetas do WhatsApp, agora será vez dos Profetas do Facebook. Quero dar minha opinião sobre esta questão.
Todos eles tem uma coisa incomum: não querem anunciar Jesus para você. O que eles querem são SEGUIDORES e CURTIDAS. Para chamar a atenção do público geral, eles incentivam para quem está assistindo compartilhe os vídeos rapidamente, afim de aumentar o alcance. Além disso, utilizam textos e mensagens do tipo "DEUS VAI FALAR COM VOCÊ", "HOJE É DIA/NOITE DA SUA VITÓRIA", etc.
Com isso, eles conseguem arrebatar facilmente muitas visualizações em suas lives. O chato disso é que muitas pessoas, carentes por Deus, compartilham os vídeos como se fosse uma "mensagem divina" para compartilhar a mensagem. Acabei me deparando com diversos vídeos assim no último mês, através de spam de muitas pessoas.
Os vídeos, apesar de serem feitos por diversos "profetas" diferentes, tem o mesmo roteiro: uma leitura de versículo (não ensinada depois), diversas promessas de vitória, profetadas, pulo, dança e línguas estranhas (talvez para reforçar que estão falando a serviço de Deus) e mais palavras de vitória. Tudo claro é uma tentativa de mostrar mais "poder" aos seguidores. No mais, nenhuma alma aceita ao Senhor nestas lives. E no final, quem ganha são eles, que aumentam sua base de seguidores.
Infelizmente, o povo evangélico também não quer aprender a Bíblia, não quer ter experiências com Deus... por isso conseguem ser facilmente enganados e empolgados com tais pregações, a fim de pensarem que realmente estão sendo tocados por Deus.
Não estou dizendo que é ruim usar o Facebook para pregar o Evangelho. Minha postagem está se referindo as pessoas que fazem lives para aumentar o número de seguidores, que falam em nome de Deus, dão profetadas, não ensinam nada sobre o Reino, e só ficam gritando e repetindo as mesmas ladainhas para iludir o público que é profeta.
Não estou dizendo que é ruim usar o Facebook para pregar o Evangelho. Minha postagem está se referindo as pessoas que fazem lives para aumentar o número de seguidores, que falam em nome de Deus, dão profetadas, não ensinam nada sobre o Reino, e só ficam gritando e repetindo as mesmas ladainhas para iludir o público que é profeta.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
Acabei de postar um artigo falando sobre Morte na Fé. Eu sofri com a "morte na fé" durante este tempo. E digo: isto não é muito bom não! Sofri com alguns messes disso, chegando até mesmo a frequentar a Igreja Mundial.
Nesta época, eu estava fora das Igrejas Evangélicas por uns dois anos (nunca me desviei). Primeiro fazia cultos na minha casa todo Domingo, e ia para algumas outras igrejas fazer visita quando dava. O motivo da morte na fé não aconteceu porque deixei de frequentar igrejas evangélicas por um tempo, mas sim pelo um desespero emocional que me bateu de repente.
E porque eu deixei por um tempo de visitar regularmente igrejas evangélicas?! Isto porque as mesmas NUNCA ligaram para mim! Nunca me apoiaram, nunca me deram oportunidade para trabalhar com eles na Obra também. Em 2013 eu já tinha 12 anos de batizado, já tinha lido a Bíblia completa, etc. Mesmo assim, eles diziam que "nunca estava pronto..." Pronto não estava (e creio que ainda não estou), mas como posso amadurecer se não pegar no arado?!
Sofrendo com a "morte na fé", tudo acabou quando fui no monte com meu pai.
Meu pai era levita da igreja onde saí em 2011. E me lembro que era uma Sexta feira, dia que meu pai subia o monte com o Pastor (nosso amigo até hoje). Meu pai sempre dizia que neste monte, os gravetos pegam fogo. Aí pensei comigo mesmo: "Será assim que voltarei minha fé com Deus" Eu fui no meu pai, e combinamos de ir.
Antes paramos na casa do Pastor, onde tomamos aquele café esperto. Foram cinco irmãos na ocasião: além de mim e meu pai, foi o pastor e outro irmão negro e um senhor. Um total de cinco pessoas. Ao chegar no monte, andamos um pouco pela mata até chegar no local que eles vão sempre para orar. Naquele dia, não teve graveto. Mas teve algo especial bastante para reavivar minha fé.
Então o Anjo apareceu...
E não demorou muito. No meio da escuridão, estava meio assustado com flash de luz ali no meio (talvez provocado por vagalumes), quando olhei fixamente para um local (nem sei como) e eu vi: havia uma pessoa de manto branco. Ele pulou de um lado e andou até ficar atrás de uma árvore, como se fosse para nos observar.
Quando eu vi aquele cena, comecei a gritar e chorar! Minha fé foi renovada.
E tem mais: onde aquele Anjo ficou (atrás da árvore), eu vi em certo momento ele disparar uma luz laranja, que veio até nós numa velocidade muito grande. Aquela luz acertou a cabeça do irmão que estava conosco, e quando isso aconteceu, ele caiu endemoniado.
Depois conversando com ele, ele me disse ter visto a mesma luz, além de outras coisas que ele viu que prefiro não citar aqui. Mas depois daquela visão, minha fé foi renovada, restaurada. Só agradeço a Deus por isso.
Foto: Pixabay. |
Mas vem cá, a fé pode REALMENTE morrer?!
Sim, meus amigos. Tiago (não eu rs) chegou a escrever isso em Tiago 2.26. Assim como nós precisamos do espírito de vida para viver (se não está entendendo isso, leia nossa aula sobre Corpo, Alma e Espírito), a nossa fé também precisa de obras, para continuar viva. Ou seja, precisamos de experiências espirituais, revelações, milagres e tudo isso para fortalecer mais a nossa fé.
Mas existe um ponto que nos decepcionamos de tal ponto com a nossa própria vida, e queremos uma solução rápida de Deus para que Ele possa resolver nossos próprios problemas, e quando esta solução a curto prazo não vem, desfalecemos. O resultado disso é a morte da Fé. Perder a fé (ou "Morte da Fé") é quando chegamos a um ponto de acreditar que DEUS NÃO FARÁ MAIS NADA POR NÓS.
Isso aconteceu comigo em 2013. Na época, fiquei apavorado com algumas coisas na minha vida, e tentei por todo tempo chegar a procurar Deus até mesmo em uma famosa igreja neopentecostal. Eu sinceramente acreditava que Deus não poderia fazer nada por mim. Neste estado, quando você "morre na fé", você acredita sim que Deus pode fazer as coisas, mas você acredita que ELE NÃO QUER FAZER por você.
Mas não é assim. Deus sempre quer se fazer presente na vida dos seus filhos. Só que tudo existe tempo e propósito. Nós somos livres para pedir as coisas ao Senhor: afinal de contas, Ele é nosso Pai e gosta de nos abençoar (Hebreus 11.6). E mais: sem fé é impossível lhe agradar.
Mas como podemos restaurar a nossa Fé?!
Falando por mim mesmo. A minha vé só mudou quando tive uma experiência sobrenatural, que mudou a minha vida. Mas meu conselho é (que funcionou para mim): procure seu líder. Procure alguém para CUIDAR ESPIRITUALMENTE de você. Em outras palavras, sua Comunhão com o Espírito estará ferida, e será mais dolorido encerrar esse mal momento na sua vida se tentar sozinho. Procure pastores segundo o coração do Senhor para cuidar de você nesta fase da vida (Jeremias 3.15).
Eu tenho certeza que Deus colocará alguém para você sair dessa situação. Peça ao Senhor se você não tem um lugar ainda para adorar a Deus (uma Igreja). Faça um esforço. Procure ajuda. Morte na Fé pode acontecer com qualquer um, mas não perca tempo com essa angústia.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook.
Foto: Pixabay |
Eu já conhecia esta música há algum tempo. Mas sinceramente, essa música mexeu comigo! Me arrepiei todo!
Essa é a Comunhão que Deus sempre quis com o Homem! Deus sempre quis ser amigo do Homem, mesmo sabendo das nossas fraquezas! Somos observados todos os dias pelo Senhor, que está aqui na Terra pela pessoa do Espírito Santo. E Ele quer uma relação mais íntima e pessoal conosco, mesmo sabendo que nós somos pecadores.
Estamos tão preocupados com nossas carreiras profissionais, passamos nosso tempo livre nas rede sociais e temos tempo para todos e tudo, menos para Deus... Nem entendemos como chegamos em muitas vezes a entristecê-lo, isso porque Ele nos ama e quer cuidar de nós de forma mais profunda. Em outras palavras, Ele quer se revelar a nós...
De um lado da ponte Ele está, pronto a nos encontrar. O único problema é que nós NÃO QUEREMOS andar até a outra metade da ponte para encontrar com o Senhor. A música está correta. Mexeu comigo.
Essa é a Comunhão que Deus sempre quis com o Homem! Deus sempre quis ser amigo do Homem, mesmo sabendo das nossas fraquezas! Somos observados todos os dias pelo Senhor, que está aqui na Terra pela pessoa do Espírito Santo. E Ele quer uma relação mais íntima e pessoal conosco, mesmo sabendo que nós somos pecadores.
Estamos tão preocupados com nossas carreiras profissionais, passamos nosso tempo livre nas rede sociais e temos tempo para todos e tudo, menos para Deus... Nem entendemos como chegamos em muitas vezes a entristecê-lo, isso porque Ele nos ama e quer cuidar de nós de forma mais profunda. Em outras palavras, Ele quer se revelar a nós...
De um lado da ponte Ele está, pronto a nos encontrar. O único problema é que nós NÃO QUEREMOS andar até a outra metade da ponte para encontrar com o Senhor. A música está correta. Mexeu comigo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook.
Foto: Pixabay |
Basicamente, conhecemos que existem dois Batismos: nas águas (também chamado de Batismo de João ou Batismo de Arrependimento) e o Batismo com o Espírito Santo (falar em línguas). Porém, muitas pessoas não crêem no Batismo com o Espírito Santo porque Paulo fala na passagem de Efésios 4.5 o seguinte:
"Um só Senhor, uma só fé, um só batismo"
Repare que o Apóstolo Paulo NÃO cita qual é o Batismo que é um só. E analisando este texto de Efésios, repare que fala sobre Dons espirituais. Então não dá para entender que Paulo está excluindo o batismo com o Espírito Santo, como pensam alguns.
Mas por quê o dom de línguas é um batismo?! Alguns motivos bem claros apontam isso.
João Batista diz o seguinte, em Mateus 3.11, veja:
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e fogo"
Repare que João Batista citou que ele batizaria com água (Batismo de arrependimento) e Jesus batizaria com fogo (no caso, Batismo com o Espírito Santo), por esta mesma razão o Senhor Jesus não batizava seus discípulos. E veja: neste caso, existem 2 BATISMOS (arrependimento e com o Espírito Santo), o que daria uma OUTRA versão ao texto de Efésios 4.5, que afirmaria um só Batismo.
Agora vamos a Atos 19, e eu acho que suas dúvidas vão acabar aqui. Nesta passagem, o Apóstolo Paulo se encontra com cristãos em Corinto. Paulo chegou a perguntar para os crentes em QUAL (qual quer dizer que existe mais de um, certo?) batismo eles tinham sido batizados. Os crentes então responderam que foram batizados no Batismo de João (Atos 19.3).
Paulo impôs as mãos e eles começaram a falar em línguas (Atos 19.6). Agora encaixa as coisas: porque Paulo pergunta em qual Batismo aqueles crentes foram batizados?! E por quê em seguida ele coloca a mão sobre os mesmos e eles acabam falando em línguas?! Está claro aqui, muito claro. Paulo colocou as mãos e eles foram batizados com o Espírito Santo.
Se Paulo perguntou em QUAL BATISMO eles foram batizados, e eles responderam que somente nas águas (Batismo de Arrependimento) PORQUE RAZÃO Paulo em seguida colocaria a mão e depois eles falariam em línguas?! Assim sendo, eles foram Batizados com o Espírito Santo. Deu para entender, caros amigos?!
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook.