Por quê, como e quando a Bíblia começou a ser dividida por capítulos e versículos?!
21:06Foto: Pixabay. |
Sabemos que, nos originais bíblicos (Hebraico, Aramaico e Grego) não há divisão alguma por capítulos e versículos. Então por quê na nossa Bíblia atual utilizamos assim?! Vamos aprender como tudo isso começou, de forma bem simples.
Como a Bíblia começou a ser dividida por Capítulos...
Tudo começou pelo Século XIII, na França. O mais provável é que isto começou por volta do ano 1226 d.C. O responsável por dividir a Bíblia em versículos chama-se Estêvão Langton, que foi um arcebispo. Assim sendo, ele começou a dividir a Bíblia em capítulos. A versão que ele utilizou primeiro foi a versão de Jerônimo em latim (chamada Vulgata). Logo em seguida, Langton chegou a traduzir outra versão da Bíblia. Foi sem dúvida uma ideia bastante interessante, e obviamente outros teólogos tentariam "imitar" a ideia e fazer suas próprias divisões em capítulos nas Bíblias.
Mesmo com tantas traduções (ou tentativas), a "versão" de Estêvão Langton é a que mais parece com a divisão das Bíblias por capítulos que usamos em nossos dias.
Como a Bíblia então passou a ser dividida por Versículos...
Não foi de imediato. Após alguns séculos, a Bíblia passaria por uma outra "transformação": seria a vez dela ser dividida também em versículos. Segundo o site Aleteia, a primeira Bíblia publicada em versículos numerados (como conhecemos hoje) foi lançada em 1527, pelo judeu convertido Pagnino. Mesmo sendo uma ideia genial, a versão de Pagnino não se tornou tão universal na divisão de versículos como a de Langton se tornou para capítulos.
A versão da Bíblia dividida por versículos lançada por Roberto Estienne, renomado estudioso, foi a que se tornaria padrão em nossas bíblias. Renomado estudioso, Estienne queria que as pessoas se interessassem ainda mais pelo estudo das Escrituras. O fato é que a Bíblia numerada como conhecemos facilita (e muito!) na hora dos estudos. A primeira Bíblia dividida em versículos (como conhecemos hoje) foi publicada por ele mesmo em 1553. Mesmo enfrentando críticas na época (por deixar o texto bíblico muito fragmentado), este sistema acabou se popularizando com outros impressores da Bíblia na época.
Assim sendo, judeus, católicos e evangélicos da época aceitaram a versão de Estêvão Langton (divisão da Bíblia em capítulos) e de Roberto Estienne (divisão da Bíblia em versículos). Em 1592, o Papa Clemente VII mandou publicar então uma "nova" Bíblia, dividida em versículos e capítulos.
E foi assim que as nossas Bíblias são divididas por Capítulos e Versículos. Tudo isso graças a ideia genial de Estêvão Langton e Roberto Estienne (um italiano e um francês).
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.
Também curta nossa página no Facebook
0 comentários