Primeira Aula - Estudos - Dia 19/02/2016

17:06


Depois de 8 anos, finalmente comecei a dar aulas pro grupo que Deus me deu pra cuidar. Como todo bom começo de ministério, foram muitas poucas pessoas (apenas duas) nesta primeira reunião de estudo. Acabamos ficando na cozinha dando a aula, e o Pastor deu aula para outra classe, no templo da Igreja mesmo.

Preparei uma apostila com quatro assuntos principais: Mundo Espiritual, Conhecendo o Espírito, Bíblia e Fim dos Tempos. Cada módulo tem 7 lições. Como eu já tinha dado boa parte dessas lições quando era membro de um antigo grupo de adolescentes da igreja, acabei revisando boa parte das lições, pois esse mesmo cronograma seria utilizado naquele grupo.

Bem, as lições que passei hoje foram: "Corpo, Alma e Espírito", "Salvação: Criaturas & Filhos de Deus", "Plano dos Demônios" e "Estrutura Básica do Mundo Espíritual", com a qual você pode aprender logo abaixo (deixo na íntegra para todos vocês).

1. Corpo, Alma e Espírito



O Homem é uma criatura única em todo universo. Ele é a única criatura que é composto por matéria CARNAL e ESPIRITUAL. Os animais só possuem matéria CARNAL, e os anjos e demônios só possuem matéria ESPIRITUAL, mas o homem possuem estas duas junções: CARNAL e ESPIRITUAL. E é disso que iremos falar nesta primeira lição.

LINHA DO TEMPO DA FORMAÇÃO DO HOMEM
1° (Gênesis 1.1) Deus criou os Céus e a Terra
2° Satanás e os demônios provocaram a Primeira Guerra Celestial e foram expulsos do Céu. Acabaram caindo na Terra (Apocalipse 12.8-9)
3° (Gênesis 1.2) A queda de Satanás e dos demônios expulsos provocou um grande desastre no mundo, e a terra acabou ficando sem forma e vazia.
4° Os demônios expulsos ficaram no abismo, e eles começaram a se transformar em bestas para não se parecerem mais com a semelhança de Deus (Judas 1.6) e muitos estão lá esperando o seu julgamento, que é a Segunda Morte.
5° Deus (que já tinha criado os anjos e demônios) cria o mundo, os mares, plantas e animais (Gênesis 2.1)
6° Deus então cria o Homem do barro (MATÉRIA CARNAL), mas soprou sobre ele o espírito de vida (MATÉRIA ESPIRITUAL), e também recebeu uma alma vivente (Gênesis 2.7)

Deus criou o Homem, que é dividido em 3 corpos:

CORPO: é o corpo físico, também conhecido na Bíblia como “carne”. Ele foi formado do pó da terra, e assim que morre, ao pó retorna, porque é pó (Gênesis 3.19).

ALMA: é o corpo espiritual, e seu “eu” pessoal. Ele possui a mesma aparência do seu corpo físico (1 Coríntios 15.49), mas ele é imortal. Também é conhecido na Bíblia como “corpos celestes” (1 Coríntios 15.39-40). Quando o corpo físico morrer, a alma terá o destino de ir para o Céu ou para o Inferno.

ESPÍRITO: é o espírito de vida. Esse espírito vem do céu e é colocado em todos os homens, independente de aceitarem Jesus ou não. Quando o corpo físico morre, a alma vai pro céu ou pro inferno, mas esse espírito SEMPRE volta para Deus. (Eclesiastes 12.7)

O Homem é completado com um ser para complementar o Corpo, Alma e Espírito. Veja abaixo:


O Templo do Espírito (1 Coríntios 3.16-17)

O Espírito Santo habita no corpo daqueles que aceitaram o Senhor Jesus como Salvador. Porém, nosso corpo atua como uma casa: ela precisa estar limpa e arrumada para que o Espírito possa habitar. Porém, não falaremos mais detalhes hoje. Em outras lições você aprenderá mais sobre isso.

Quando o Espírito Santo está feliz em morar na sua casa (seu corpo = seu templo), Ele nos presenteia com Dons Espirituais. Em outras lições você aprenderá mais sobre isso.

Morada dos Demônios

Quando o templo do Espírito é destruído (1 Coríntios 3.17), isso abre a entrada para que demônios entrem em seu corpo. Eles só entram em você quando o templo do Espírito é destruído. E como estão ali, farão de tudo para que você nunca tenha Comunhão com Deus. Quanto mais demônios em uma pessoa, pior seu estado. Iremos falar mais sobre isso em outras lições.


Quando um demônio é expulso (Mateus 12.43-45): ele passa por lugares áridos e tenta voltar pro corpo onde habitava. Caso ele esteja vazio (Mateus12.44b), ou seja, sem o Espírito Santo, ele vem e traz mais sete demônios, estes PIORES do que o demônio anterior.
PORQUE OS DEMÔNIOS FAZEM ISSO?
R: para que fique mais difícil instalar o Templo do Espírito novamente naquele corpo.

Demônios agrupados podem ser chamados de Hostes, Falanges ou Legiões. Em breve iremos falar sobre isso em outros estudos. Deus te abençoe!

2. Salvação (Criaturas & Filhos de Deus)



CRIATURAS & FILHOS DE DEUS

Criatura: todos nós que nascemos, somos feitos CRIATURA de Deus. Por isso, Jesus ensina que devemos pregar o Evangelho à TODA CRIATURA (Marcos 16.15).

Filhos de Deus: quando aceitamos ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo e nos tornamos Filhos de Deus. (João 1.11-12).

CRIATURA → (ACEITANDO A JESUS COMO SALVADOR) → FILHO DE DEUS

Quando tornamos Filhos de Deus, recebemos o Espírito Santo, que passa a habitar em nosso templo (lição 1). Nasce então algo chamado COMUNHÃO, que é o nome dado ao relacionamento entre você e Deus.

Livros de Registro e Livro da Vida
No Céu existem alguns livros.

LIVRO DE REGISTROS: todas pessoas que nascem no mundo (criaturas ou filhos de Deus) possuem seu próprio livro. Esses livros são de ouro e de capa dourada. TUDO que acontece na sua vida, é registrado neste livro. No último dia, conhecido como JUÍZO FINAL, esses livros serão abertos (Apocalipse 20.12 e Daniel 7.10). Também é conhecido na Bíblia como “Memorial”.

OBS: antes de VOCÊ nascer, já existia o seu livro de registro com todos os seus atos sendo escritos antes mesmo de você praticá-los! (Salmos 139.15-16).

LIVRO DA VIDA: todos que aceitaram a Jesus têm seu nome escrito no Livro da Vida. Esse livro mostra quem pode morar no Paraíso pela eternidade. Aquele que não tiver seu nome escrito neste livro, sofrerá a Segunda Morte (iremos falar sobre nas próximas lições). (Apocalipse 20.15).



Um nome pode ser riscado do Livro da Vida? (Apocalipse 3.5)


R: Sim, quando você destrói o templo de Deus (lição 1), seu nome acaba sendo excluído do Livro da Vida.

Veja o que Deus diz sobre o riscar de nomes no Livro da Vida → Êxodo 32.33

O único pecado que não tem perdão


Deus perdoa qualquer tipo de pecado, mas tem um pecado que não tem perdão, que é conhecido como “Blasfêmia contra o Espírito Santo”. Isso na prática é morrer negando o Espírito Santo.

Gênesis 6.3 diz que o Espírito não contenderá (fará guerra) contra o homem para sempre, porque um dia o homem vai morrer. O Espírito busca Comunhão com o homem por toda sua vida, e caso o homem morra negando o Espírito Santo, isto é, sem aceitar Jesus como único Salvador, ele nunca mais será perdoado. As almas que estão hoje no Inferno negaram o Espírito, e por isso estão lá.

Nos originais bíblicos, a palavra blasfêmia quer dizer “fazer guerra”. Até quando você vai lutar contra o Espírito Santo?

3. Plano dos Demônios


Não pense que os demônios são apenas inimigos de Deus, mas também SÃO NOSSOS INIMIGOS. Inimigos dos Filhos de Deus e da Humanidade em contexto geral. Hoje a lição será sobre o plano deles.

A Queda → (Lucas 10.18). Os demônios caíram como raios na terra, e ficaram no abismo (Inferno). Quando Jesus nasceu, eles prometeram que iriam fazer guerra contra seus seguidores (Apocalipse 12.17).
A Condenação do Diabo → existe um julgamento de Deus sobre Satanás e sobre todos os demônios que se rebelaram contra Deus, e é conhecido como Segunda Morte. Os demônios estão cientes disso, e por isso, trabalham incansavelmente porque sabe que pouco tempo lhe falta.

Qual é o plano do Diabo?

R: levar o máximo de almas para serem condenadas junto com ele e com os demônios.

Porque os demônios possuem tanta raiva do ser humano?

R: porque nós somos imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), e eles odeiam Deus. Mas como não podem fazer mal a Deus, eles sabem que Deus fica triste ao ver sua criação sofrer, por isso eles trabalham tanto também para destruir a vida das pessoas na terra, e torturam aquelas que estão no Inferno. Tudo isso eles fazem como forma de ferir a Deus.


TREVAS EXTERIORES (Mateus 25.30)

“Trevas Exteriores” é um lugar onde são mandados as pessoas que não levam a sério o Evangelho, e também para aqueles que são relaxados em fazer a obra de Deus (Jeremias 48.10). Se você está na igreja de brincadeira, de meninice e acha que aqui tudo pode ser levado na brincadeira, você é um forte candidato a ser lançado nas trevas exteriores. É um lugar no Inferno de muita dor, para onde são mandados aqueles que estão na igreja, mas não querem compromisso com Deus.

PLANO DOS DEMÔNIOS NOS TRÊS ESTÁGIOS
Plano dos Demônios para as Criaturas (Lição 2)
Trabalhar para que elas NUNCA tenham acesso a Deus, aprisionando as pessoas no Mundo e destruí-las por completo.
Plano dos Demônios para os Filhos de Deus (Lição 2)
Trabalhar para destruir o Templo do Espírito, usá-lo como “joio” na igreja para que ele mesmo seja jogado nas Trevas Exteriores.
Plano dos Demônios para os Desviados
(Filhos de Deus que voltaram a ser Criaturas)
Impedir que o Templo do Espírito possa ser restaurado novamente na sua vida.


Segunda Morte: é também conhecida como Lago de Fogo e Enxofre. É o “Inferno de Deus”, onde os demônios serão jogados ali por toda eternidade. Como eles não querem ir sozinhos, trabalham para que levem almas humanas para lá. Todas as almas que vão pro Inferno e para as Trevas Exteriores TAMBÉM vão ser jogadas na Segunda Morte (Apocalipse 20.14). Mas hoje não iremos falar em detalhes sobre a Segunda Morte.


4. Estrutura Básica do Mundo Espiritual




Jesus disse que NADA encoberto que não seja revelado (Marcos 4.22). Tudo que fazemos é visto pelo Mundo Espiritual: visto por Deus e os Seus anjos, assim como o diabo e seus demônios. Como já mostrado na lição 2, existem livros de registros com todos os seus atos registrados nele.

LIVRO DE REGISTROS DO DIABO: no Inferno também há um livro de registro. Quando as almas sem Cristo acabam caindo lá (ou servos inúteis que caem nas Trevas Exteriores), eles são punidos referente ao tipo de pecado que cometeram na terra – por isso está registrado que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) – o Inferno é conhecido como morte ou primeira morte.


ESTRUTURA DO MUNDO ESPIRITUAL
(PARTE MAIS ALTA)Terceiro Céu: lugar onde Deus e os Anjos habitam, e onde os demônios foram expulsos
(2 Coríntios 12.2)
(PARTE ALTA) Segundo Céu: o espaço. Também chamado de “lugares celestiais”, e onde habitam demônios que fugiram do abismo depois da Primeira Guerra Celestial, chamados de “Hostes Espirituais da Maldade” (Lição 1) (Efésios 6.12)
(CENTRO) Primeiro Céu: o céu onde passa os aviões, aves e pássaros.
Terra: lugar de transição do homem. Os demônios chegam a habitar em corpos humanos, mas podem ser expulsos por servos de Deus porque este é nosso mundo natural. Tudo que acontece nos três céus tem impacto direto com a terra.
(PARTE MAIS BAIXA) Inferno: lar dos demônios, e conhecido como morte ou primeira morte. Ele fica no centro da terra. Também é conhecido como Hades ou Sheol. Aqui é o destino das pessoas que negaram a Cristo.


Orações: as suas orações para Deus se transformam em fumaça de incenso (Salmos 141.2), e são levadas para Deus pelos anjos até seu Trono (Apocalipse 5.8).

Oração em Espírito: para os que são Batizados com o Espírito Santo, ou seja, falam línguas estranhas, elas podem orar em línguas. Orar em línguas é bom porque apenas Deus sabe a oração, porque ninguém no Mundo Espiritual chega a entender (1 Coríntios 14.2). Também a pessoa que ora em línguas também não entende o que ela tá dizendo (1 Coríntios 14.14).


MEDIDA DE TEMPO NO MUNDO ESPIRITUAL:

Existem duas medidas de tempo no mundo. A medida de tempo dos homens é conhecido como CHRONOS, que são divididos em dias de 24 horas, com horas divididas em 60 minutos, e minutos divididos em 60 segundos, seguindo um calendário lógico.

Porém, o Mundo Espiritual não segue o mesmo calendário que o nosso mundo.

A contagem de tempo no Mundo Espiritual é conhecido como KAIRÓS. As criaturas do Mundo Espiritual (anjos, demônios, almas, etc) são imortais, e não são afetadas pela passagem no tempo como nós, que vivemos no mundo físico. Além disso, os lugares do Mundo Espiritual possuem uma medida de tempo totalmente diferente. Vejamos o exemplo a seguir:


EXEMPLO: Jesus disse que estaria três dias e três noites no Inferno (Seio da Terra) (Mateus 12.40).

Isso se cumpriu em Efésios 4.8-10 (Ele primeiro desceu A PARTE MAIS BAIXA, subindo depois para a PARTE MAIS ALTA, que é o Terceiro Céu). Ele de fato ficou 3 DIAS E TRÊS NOITES no Inferno (Mundo Espiritual), mas só demorou 1 dia e meio no Mundo Físico.

O TEMPO QUE JESUS FICOU NO INFERNO APÓS SUA MORTE (ANTES DA RESSUREIÇÃO)
CHRONOS
KAIRÓS
1 dia e meio (39h no Chronos)*
3 dias e 3 noites = (72h no Chronos)
*aproximadamente

OBS: a medida acima não pode ser considerada para a medida de tempo oficial do KAIRÓS. Só foi utilizada como exemplo para que vocês possam entender como a medida de tempo funciona no Mundo Espiritual.

Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página