Como preparar uma Célula?!

05:18



Você deseja ganhar almas? 

Muitas igrejas e ministérios utilizam-se das Células, que são reuniões em pequenos grupos, para alcançar almas para Cristo. Neste artigo, explico basicamente para todos vocês de como vocês podem criar sua própria célula. Vamos lá?!

Existe algum mistério nisso? Não! Mas é necessário um preparo para esta tarefa, e muita disposição. O Senhor Deus quer que todos ganhemos almas para Cristo, e trabalhem com amor e dedicação para Ele.

Perfil de quem pode abrir uma célula

1. Precisa se ter um mínimo conhecimento de Bíblia (não pode ser neófito), que seja pelo menos batizado e dentro de algum ministério, sendo submisso à sua liderança. Não se pode abrir uma célula assim do nada, é preciso no mínimo uma pequena base.

2. Se você já é líder de jovens ou quaisquer segmentos da sua igreja, é bem mais adequado (e mais fácil) para abrir sua célula.

O quê é uma Célula?!

Funciona como um grupo de estudos ou reuniões. Geralmente é feito na casa da pessoa que vai liderar a célula (no caso, você), apesar que também pode ser ministrada na casa de pessoas que permitam que a célula seja abrigada lá.

Se você quer abrir uma célula, procure chamando seus amigos (e pessoas próximas da igreja) para ajudarem, frequentando essas reuniões. Se você já é um líder, convoque seus liderados para participarem. Nas primeiras reuniões da célula, é bem possível que não vá ninguém "novo": mas não se preocupe com isso, porque isso vai te desenvolver ministerialmente para as pessoas. Mesmo que novas almas não vão nas primeiras reuniões, você poderá ministrar a Palavra para os ouvintes que estiverem ali, desenvolvendo a si mesmo a oratória nessas reuniões.

Como Funciona uma Célula?!

Não é como um culto de igrejas, e sim mais ou menos como uma reunião de estudos e louvor. Tente reunir as pessoas no lugar da casa que a célula estará acontecendo.

Uma célula funciona mais ou menos assim:

1°) Faça uma oração para início do trabalho (se for a primeira reunião da célula, você mesmo deve orar). Com o tempo, peça alguém da sua igreja ou um dos seus liderados para orar para início do trabalho.

2°) Cante dois ou três louvores. Cante louvores conhecidos. Se tem alguns dos seus liderados ou da sua igreja que é levita, deixe com ele a oportunidade de louvar a Deus.

3°) Abra as oportunidades para quem quiser dar uma saudação na célula. Todos podem ter a oportunidade de citar um versículo ou passagem bíblica, ou para cantar louvores. Se você fizer tudo sozinho, com o próprio tempo, as pessoas deixarão de seguir você.

4°) Faça um estudo básico, ou mensagem. Que não passe de 15 minutos de preferência. Não se aprofunde em nenhum assunto bíblico, porque isso é uma célula, e não um Seminário!

5°) De preferência, feche com mais um louvor e faça uma oração de mãos dadas com todos. Isso mostra união. Se possível, peça para que todos orem (menos as almas que não aceitaram a Jesus lá), ou peça a três pessoas da igreja/liderados para que orem pelo encerramento.

6°) Não termine assim a célula. Sente-se com as pessoas, sirva alguma coisa para comer: isso vai ser importante não só para aproximar os liderados/integrantes da célula, mas também servirá como instrumento para conhecer melhor as pessoas, e integrar as novas almas que ainda não se converteram ao seio da igreja.

Erros que você pode cometer na Célula...

A seguir, listamos algumas dicas que você pode aprender para evitar certos tipos de contratempos nas células que você irá ministrar:

1°) Tente não procurar fazer nenhum tipo de Libertação no local, a não ser caso seja realmente necessário. Isso pode acabar assustando um pouco quem realmente não conheça a Igreja.

2°) Sempre dê oportunidade as pessoas que participam da célula, não faça nada sozinho. Todos podem falar e trazer alguma saudação. Não é como um culto de Igreja. Se você fazer tudo sozinho (orar, louvar, ensinar) as pessoas verão que você só quer aparecer, e saírão da célula...

Algumas Dicas Importantes

Essa é a mais importante: Sem o Espírito Santo, você só perderá tempo, porque é através dEle que as almas e o resultado vêm! Procure ter uma vida de oração, leitura da Bíblia, e faça jejuns em favor da sua célula. O crescimento da célula vêm através do Espírito, portanto, procure buscá-lo fervorosamente, porque é através dEle que vem o resultado, e as almas!

Procure também se dedicar nos estudos bíblicos, porque é necessário um mínimo de preparo. Algumas pessoas são curiosas e irão fazer perguntas, e você deve estar preparado para respondê-las.

Bem... espero que tenham aprendido. Qualquer pergunta, podem fazer nos comentários.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Muito obrigado pelas explicações sobre célula.
    Estou com muita vontade de começar uma na nossa igreja.

    ResponderExcluir

Curta nossa Página