A História da Igreja de Cristo #20 - Padres, Papas e o Evangelismo na Europa

08:46

Foto: Pixabay
A partir do ano 500 d.C a Igreja de Cristo estava igual à Igreja de Tiatira (Apocalipse 2.18), totalmente entregue a idolatria. O veneno de Satanás já corria solto, e a própria Igreja se afastava da sua própria identidade na época do Senhor Jesus e dos Apóstolos. Se tornou uma Igreja totalmente corrompida até aqui.

A Origem dos Papas

Na aula passada aprendemos sobre as Ordens Menores, que foram novos cargos criados pela Igreja para atender a grande demanda de cristãos que queriam cargos nas congregações. Um desses cargos, o chamado Papa, foi diretamente criado pela Igreja Católica, mas não imediatamente. Assim sendo, a partir do Século III já existia a expressão “Papa”. A palavra Papa vem do grego “Pappas” e era utilizada para designar os Bispos do Oriente.

Em primeiro momento, não havia diferença entre um Papa e um Bispo comum, era apenas uma expressão. A partir de 1073, por ordem do Papa Gregório VII, o Papa seria apenas o Bispo de Roma (atual Vaticano), se tornando assim a autoridade máxima da Igreja Católica. A própria Igreja Católica catalogou os Papas de sua Igreja, revisando o catálogo em 2001. Eles atribuem ao Apóstolo Pedro como Primeiro Papa (Pedro não era Bispo) e a outros Bispos e Sacerdotes como Papas, mas a função de Papa como conhecemos só veio há séculos depois da criação da própria Igreja Católica.

Entenda: os Bispos do Oriente (Europa) eram reconhecidos também como Papas. Muito provavelmente haviam vários Papas ao mesmo momento. Nenhum deles tinha a autoridade como os Papas de hoje. Conforme dito, foi a partir de 1073 que o Papa de Roma acabou separado como o líder total da Igreja Católica. 

E os Padres na Igreja Católica?! O que são?!: um Padre na Igreja Católica tem a mesma função de um Presbítero. Assim sendo, um Padre é um nome diferente para a função tanto de Presbítero como de Pastor e não um cargo novo.

O Começo do Evangelho na Inglaterra

Tudo isso começa com o Papa Gregório I, que era uma das pessoas que João Calvino admirava (João Calvino era um teólogo cristão de grande influência na época da REFORMA PROTESTANTE, com a qual falaremos mais a frente). A História diz que Gregório viu dois rapazes ingleses (muito bonitos) serem vendidos no mercado de escravos. Ele, então, comovido com a situação, decidiu evangelizar a Inglaterra. Gregório I então organizou uma Campanha de Monges (Monasticismo conforme na aula passada). Mas algo bastante inusitado aconteceu: quando os monges de Gregório chegaram a Inglaterra, viram que o Evangelho já era conhecido por lá. De acordo com informações, a Rainha da Inglaterra na época, chamada de Rainha Ethelbert (filha de Clotário I, rei da França) era convertida ao Cristianismo e acabou recebendo os monges muito bem, dando assim o início a uma grande obra de Evangelismo na Inglaterra.

E como o Evangelho chegou na Inglaterra antes do Papa Gregório?! → não se sabe ao certo, mas é provável que ele tenha chego por conta dos Apóstolos de Jesus Cristo. Dizem que Cláudia (2 Timóteo 4.21) era filha de um rei britânico.

Evangelho em outros lugares da Europa

Motivados pela fé em Cristo Jesus, outras pessoas (além dos Monges de Gregório) faziam seus trabalhos de Evangelismo aquém da Igreja Católica. Mesmo com a Igreja centralizada em Roma, outras pessoas já conheciam a Cristo e aos Evangelhos por outros homens fora do eixo do Vaticano, como a própria Rainha Ethelbert da Inglaterra, que já conhecia Jesus Cristo antes mesmo do Evangelismo da Igreja Católica por lá.

Apóstolo Patrício → antes da missão de Gregório, a Irlanda e Escócia começaram a ser evangelizada. O escocês Patrício foi capturado por piratas e levado como escravo para Irlanda. Por lá, anunciou a Cristo aos perdidos.

Apóstolo Columba → assim como Patrício, que era escocês e levou a Palavra até a Irlanda, temos o Apóstolo Columba, que era irlandês e levou o Evangelho até a Escócia. Será que isso tem haver com as palavras do Senhor Jesus Cristo?! (Marcos 6.4).

Papa Gregório: Evangelismo da Igreja Católica na Inglaterra

O Evangelismo na Inglaterra por Gregório teve grande resultado. No Natal de 597 dC cerca de dez mil pagãos ingleses foram batizados nas águas. Por conta disso, muitos novos missionários acabaram sendo enviados de Roma para continuar o trabalho de Evangelismo na Inglaterra.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página