Décima Sexta Aula - Estudos - Dia 21 de Julho 2016
07:29
Estava um dia chuvoso. E a gente até tava sem mesa (o pastor usou a outra para a outra turma). Sentamos em cadeiras e continuamos com nossos estudos. Só o Vinicius e Adelino que faltaram a aula. Abaixo, deixo na íntegra o que foi ensinado a eles nos estudos.
20. A Graça (João 1.17)
Na lição passada, aprendemos o que seria a Lei de Moisés. Nesta, portanto, aprendemos o que seria a Graça.
A Lei de Moisés nos dias de hoje: ainda há pessoas que praticam a Lei de Moisés, e ela é praticada através do judaísmo. Os judeus aprendem com a Lei de Moisés e o livro Talmude, que é o livro básico dos judeus, complementando a Lei. Algumas seitas evangélicas também pregam a Lei de Moisés, mas não falaremos sobre elas em nossos estudos. Mas, vamos ao assunto da lição…
O quê é Graça?!
Resposta: é o FAVOR IMERECIDO que Jesus Cristo fez por nós, ao morrer pelos nossos pecados. Jesus viveu na Terra por 33 anos, e acabou morto como um criminoso, sendo crucificado pelo Império Romano.
O FAVOR IMERECIDO DE JESUS CRISTO
Como falamos na lição passada, é muito importante também conhecer a Lei de Moisés para que possamos ter maior entendimento da Bíblia. A maioria dos cristãos não conseguem responder duas simples perguntas sobre a morte de Jesus e a Graça. Perguntas que faço abaixo:
• Porque Jesus devia ser morto pelos nossos pecados?! Deus exigia sacrifício de sangue para expiação do pecado para o povo Israelita. Ler Levítico 17.11. Você pode frequentar nossos estudos, ou até mesmo procurar no Google para entender melhor como isso funciona.
• Porque Jesus devia morrer numa cruz?! Para se tornar Maldito perante a Deus em nosso lugar, conforme Deuteronômio 21.22-23. Por esta razão, Jesus não teve apenas que ser morto, mas ser crucificado; não apenas morrer pelos nossos pecados, mas antes também se tornar maldito pela Lei. Como já sabemos, Jesus cumpriu a Lei por nós, conforme visto em Romanos 5.19-21.
A Salvação antes vinha dos Judeus porque eles eram o povo de Deus, mas através do sangue de Jesus e do Seu Sacrifício, Ele transformou-nos em um ÚNICO POVO → Efésios 2.11-16.
Ou seja, como visto na Lição 16 (Abraão), aprendemos que somos filhos da fé de Abraão. E como conseguimos isso? Através do sangue de Jesus!!! É através do sangue de Cristo que nos tornamos parte da família de Deus, do Seu Corpo.
Por quê o Novo Testamento foi criado?!
O Novo Testamento é uma NOVA ALIANÇA entre Deus e o Homem. A Aliança antiga (Lei) acabou, e o PRÓPRIO DEUS disse para a gente não lembrar dela (Jeremias 3.15-16). Através do sangue de Cristo foi formado o Novo Testamento (Mateus 26.28). Somos um SÓ povo, com o mesmo mandamento.
Para
melhor entendimento, fizemos um paralelo entre as duas Alianças
(Vejam as diferenças)
VELHO
TESTAMENTO
(Lei
de Moisés)
|
NOVO
TESTAMENTO
(Graça)
|
O
povo não tinha acesso direto ao Senhor. Esse acesso estava
limitado
aos Sacerdotes.
Êxodo
28
|
Todos
nós temos acesso ao Senhor. Nós todos somos Sacerdotes
agora.
1
Pedro 2.9
|
Quando
pecamos, tínhamos que sacrificar um animal referente
ao
nosso pecado ou imundícia.
Levítico
4.35
|
Não
precisamos mais sacrificar, porque o sangue derramado por
Jesus
na cruz nos purifica de todo pecado. 1 João 1.7
|
O
Espírito Santo ainda não estava na terra, mas vinha sobre alguns
homens escolhidos por Deus.
*Não
aplicável apenas a um versículo
|
Todo
aquele que aceita a Jesus tem o Espírito Santo habitando
dentro
do nosso templo (Lição 1).
1
Coríntios 3.16
|
0 comentários