CURSO BÁSICO DE EVANGELISMO: Lição 2. Almas Humanas

11:10

Foto: Pixabay (Divulgação).

O bem mais precioso que o homem tem é a sua alma (Lucas 12.16-21). Quando Deus criou o Homem, ele era apenas um boneco de barro, mas que recebeu vida através do sopro do Senhor (Gênesis 2.7). Antes de partir, o Senhor Jesus também assoprou sobre os seus discípulos, e eles receberam o Espírito Santo (João 20.22). “Sopro” foi um ato de vida do nosso Deus sobre o Homem! Deus assoprou em Adão o espírito de vida, e também a criação da sua própria alma. Jesus assoprou sobre seus discípulos o Espírito Santo, trazendo não apenas uma vida, mas devolvendo nossa VIDA COM DEUS, o que foi retirado através do pecado de Adão, conhecido como Pecado Original (Romanos 5.12 e Romanos 5.19-21).

É ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, que também é Jesus Cristo (1 João 5.7), que eles nos darão almas! Afinal de contas, é o Espírito Santo que ganha as almas por nós (João 16.7-14). É impossível ter um Ministério de sucesso sem o Espírito Santo (João 15.5).

O quê é Ganhar Almas?!

Resposta: é quando alguém conhece e aceita a Jesus através da sua vida, pelo Espírito. Quando não aceitamos Jesus Cristo, somos CRIATURAS de Deus (Marcos 16.15). Porém, quando uma pessoa aceita a Cristo, ela então não é mais criatura, mas sim FILHO DE DEUS (João 1.10-13). Além de recebermos a pessoa COMO FILHO DE DEUS, também chamamos de NOSSOS FILHOS NA FÉ. O Apóstolo Paulo chamava Timóteo deste nome (1 Timóteo 1.2).

A “Comunhão” é o nome dado ao NOSSO RELACIONAMENTO com Deus. Ela é como um imã: quanto mais forte o imã (Comunhão), mais pessoas o Espírito atrai a nós. São Filhos Espirituais que Ele nos dá pela Comunhão, com a qual temos o dever de proteger e ensinar a Verdade em Cristo. Lembrando: o Evangelho NÃO é para Filhos Espirituais, mas sim a gente deve ensinar os conceitos de Deus na Bíblia para Ele. Evangelho é mostrado para CRIATURAS, quem ainda não aceitou a Cristo como Salvador da sua vida!



Qual o Destino das Almas Perdidas?!


Iremos falar agora sobre as almas que negam a Cristo todos os dias, na qual serão o ALVO do nosso (futuro) Evangelismo. Porque os demônios querem tanto essas almas?! E qual o destino das almas perdidas?! Será que para elas, haverá algum tipo de salvação?! Entenda primeiro que o único pecado que não tem perdão é morrer negando a Cristo (eu já falei isso nos 4 Módulos). Segundo, depois da Morte, as almas estarão em um lugar aguardando o juízo (Hebreus 9.27). Existem três possíveis lugares:


  • Terceiro Céu: uma alma depois que morre em Cristo, é levada para o Terceiro Céu. Antigamente os servos de Deus eram levados para o Sheol – Seio de Abraão, mas depois que Cristo veio, todos nós passamos a morar no Terceiro Céu após essa vida. Porém, a Cidade Santa (Nova Jerusalém) ainda segue fechada, e só entraremos nela depois do Juízo Final. 
  • Inferno: conhecido como Hades, Gehenna, Morte ou Primeira Morte. É o lar dos demônios, que torturam almas humanas dia e noite, sem trégua. Talvez faremos um estudo mais acurado sobre o Inferno, mas tem um livro muito bom sobre este tema, chamado A Divina Revelação do Inferno. 
  • Trevas Exteriores: parte do Inferno destinada a quem brincou com as coisas de Deus, e fez a obra de Deus relaxadamente. O texto de Mateus 8.12 relata que esse os Filhos do Reino (crentes) foram lançados ali, e haveria pranto e ranger de dentes. 


DEPOIS DO JUÍZO: Deus dividirá os homens em Bodes e Ovelhas (conforme descrito em Mateus 25.21-46). Os Bodes (aqueles que não tem seu nome escrito no Livro da Vida) serão lançados junto com os demônios na Segunda Morte (Apocalipse 20.14-15). Enquanto os Filhos de Deus, os Salvos (com seus nomes escritos no Livro da Vida), passarão a morar na Nova Jerusalém por toda eternidade. A Segunda Morte é conhecida como Lago de Fogo e Enxofre, ou Lago de Fogo. Nela, as pessoas cairão junto com Satanás e os demônios (Apocalipse 20.10, Apocalipse 21.8), e arderão para sempre (Apocalipse 14.10-11).

OU SEJA, UMA CRIATURA QUE MORRE SEM JESUS NÃO TEM MAIS PERDÃO! UMA ALMA SEM CRISTO CAI NO INFERNO E SERÁ TORTURADA PELOS DEMÔNIOS ATÉ O DIA DO JUÍZO. DEPOIS DISSO, CAIRÁ NA SEGUNDA MORTE JUNTO COM ELES, E SERÁ TORTURADA POR TODA ETERNIDADE!

Mas porque essas pessoas nunca mais terão o perdão?! Cristo não veio condenar ninguém, mas salvar o mundo (João 3.17) Jesus é justo! O Espírito Santo passa a vida toda querendo Comunhão com a pessoa, e Ele usa diversas maneiras para isso! (Gênesis 6.3). Cada “NÃO” que Ele recebe de nós, não muda o amor que Ele tem pela gente, mas ele continuará a querer relacionamento conosco, e salvar-nos! A Salvação está disponível a todos. Mas caso aconteça alguma coisa com a pessoa e ela venha morrer sem o Espírito Santo, ela está condenada. Por isso, Jesus diz que não crê já está condenado, porque negamos o Espírito Santo por causa dos nossos próprios desejos (João 3.17-19).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página