Estudo Profético x Profano - Lição 2

08:29



Lição 2. Como Deus pode falar com o Homem? (Texto Mateus 27.50-51)

O que significa isso?! Em nossos estudos já falamos porque Jesus devia ter morrido numa cruz. Porém, atentaremos para a questão do véu. Esse véu era uma parte especial do Templo de Salomão, onde ficava o local mais sagrado do mundo: o Santo dos Santos (Hebreus 9.3). Ali ficava a Arca da Aliança, e a presença de Deus. Somente o Sumo Sacerdote poderia entrar nesse lugar, uma vez por ano (Hebreus 9.7). Segundo o texto, ele trazia um sacrifício pelos pecados do povo.

Reparem que o véu rasgou no momento que Jesus entregou o espírito! Duas coisas aconteceram naquele momento: 1) o sacrifício foi aceito, e não nenhum Sumo Sacerdote poderia mais trazer sacrifícios pelo povo. 2) Deus ficou disponível a todos, através do Espírito Santo, conforme prometido em Joel 2.28-29.

Porque a Arca da Aliança foi levada por Deus para o Terceiro Céu (Apocalipse 11.19)?! Porque a Arca simbolizava a antiga aliança, também conhecida como Lei, ou Lei de Moisés. Nos dias de Jesus, Deus levou a Arca ao Terceiro Céu para que nunca mais se lembrassem dela (Jeremias 3.15-16). Mas porque Deus não quer isso?! Simples, quando você cria uma cópia ou menção sobre a Arca, você está negando a Cristo e voltando a antiga aliança.

ARCA DA ALIANÇA = VÉU DO TEMPLO INTACTO

SEM ARCA DA ALIANÇA = VÉU DO TEMPLO RASGADO EM DOIS (ACESSO DE DEUS)

A Missão do Espírito Santo

O Espírito Santo está aqui para continuar com o mesmo trabalho de Jesus. Quando Cristo estava na Terra, Ele falava com os Apóstolos, dava conselhos, etc. Quando os discípulos descobriram que Jesus iria partir, ficaram tristes. Mas Jesus disse que eles não ficariam órfãos, e o Espírito seria enviado (João 14.16-18). A Bíblia diz que Ele é nosso guia até a morte (Salmos 48.14). Já fizemos um estudo sobre o Espírito no Módulo 2 – CONHECENDO O ESPÍRITO.

Como Deus pode falar conosco?!

Existem inúmeras formas de Deus falar conosco, em Profecia. Abaixo, citaremos algumas das formas usadas pelo Senhor para falar com Seus amigos.

MÉTODO
VERSÍCULO CORRESPONDENTE
Através de Sonhos
Deus falou através de sonhos para José (Mateus 1.20). Deus falou com Salomão através de sonhos (1 Reis 3.5).
Através de Sonhos (com interpretação)
Existem sonhos que precisam de um intérprete. José e Daniel eram interpretes.
Através da Interpretação de Línguas
1 Coríntios 14.4-5
Através de Visão de Noite
São visões no meio de sonhos. Daniel 2.19, Daniel 7.2, Isaías 29.7
Através de um irmão
Deus pode falar através de profecia. 1 Coríntios 14.3
Através de Discernimento (Sabedoria)
É quando você não escuta voz, mas você sabe que Deus está falando com você alguma coisa. 1 Coríntios 12.8
Através da Voz de Deus
1 Samuel 3.1-9
Através de Visões
Números 12.06, Joel 2.28
Através de Anjos (Seres Espirituais)
Sim, Deus ainda pode mandar anjos para falar conosco.
Através de Sinais (Dom de Prodígios)
Moisés recebeu sinais para que as pessoas pudessem saber que Deus estava com Ele. O Senhor Jesus também fazia sinais para que as pessoas souberem que Deus estava com Ele (João 3.2).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página