A História da Igreja de Cristo # 27 - Tentativas de Reforma

18:11

Foto: Pixabay
Aprendemos na aula passada que a Primeira Cruzada foi, diferente da Cruzada de Pedro de Amiens, um sucesso. Os cruzados conseguiram dominar a cidade de Edessa, e também Antioquia. Agora, eles se preparavam para o maior desafio de suas vidas: invadir Jerusalém a fim de tirá-la do domínio muçulmano.

Em Maio de 1098 os cruzados finalmente partiram para Jerusalém. Antes disso, passaram por Tiro, Sidom, Cesareia, Lídia, Emaús e Belém, até chegar no vale de montanhas que cerca a cidade de Jerusalém. Assim que viram a cidade, os cruzados cantavam “JERUSALÉM, JERUSALÉM! DEUS ASSIM O QUER! DEUS ASSIM O QUER!” Em seguida, eles beijavam o chão daquela terra sagrada.

Cerco de Jerusalém

Sabendo da chegada da nova caravana, o governador ofereceu uma proposta para que os cruzados entrassem na cidade na condição de peregrinos, mas os cruzados não aceitaram acordo algum. Além disso, eles nem entraram na cidade. Por conta disso, sequer foram atacados pelos muçulmanos que faziam a defesa da cidade.

A estratégia dos Cruzados: assim que chegaram em Jerusalém, os cruzados fizeram um cerco de 40 dias em volta da cidade. Por conta do forte calor, o ribeiro de Cedron acabou secando. Além disso, algumas cisternas foram destruídas ou envenenadas. O ataque não poderia demorar muito.

Godofredo de Bouillon deu ordens para o ataque em massa em Jerusalém. Segundo a história, o líder dos cruzados disse ter tido uma visão de um anjo com armadura celestial pairando sobre o Monte das Oliveiras, brandindo uma espada desembainhada e dando instruções para o ataque.

Os 40 mil cruzados invadiram Jerusalém dizendo “DEUS ASSIM O QUER!”. A guerra durou alguns dias. Os cruzados não pouparam nem mulheres, nem crianças: mataram todo mundo que viram pelo caminho! Foi um verdadeiro banho de sangue. Cerca de 70 mil muçulmanos foram mortos de maneira cruel, à espada, pelos cruzados durante a invasão à Jerusalém na Primeira Cruzada.

Fim da Jornada?!

Depois da chacina em nome de Deus, os cruzados conseguiram ter o domínio de Jerusalém novamente. Godofredo de Bouillon recebeu a oferta de ser o novo Governador da cidade, mas ele rejeitou. Foi dado a ele então o título de Defensor do Santo Sepulcro. 

A primeira tentativa de Reforma: Petrobrucianos

Enquanto os cristãos católicos torciam por vitória contra os muçulmanos, ou estavam na frente de batalha para recuperar a posse da terra santa, os cristãos desconhecidos continuavam trazendo o ide do Senhor Jesus Cristo: ganhando almas e fazendo discípulos.

No entanto, desde o início da época das Cruzadas já haviam registro de pessoas, cristãos católicos, que começariam a questionar diversas doutrinas e Modus operandi da Igreja.

PEDRO DE BRUYS - ordenado primeiramente como Presbítero, Pedro de Bruys nasceu na França e foi conhecido por pregar contra diversas doutrinas da Igreja Católica, como adoração de imagens, batismo de crianças, oração aos defuntos, etc. Seus seguidores seriam conhecidos como "Petrobrussianos", que foram duramente combatidos pela Igreja Católica.

Pedro de Bruys foi, talvez, a primeira pessoa morta pela fogueira na Igreja Católica, por volta de 1.130 d.C. Bruys conseguiu muitos seguidores mesmo após a sua morte: como o italiano Henrique, que também foi morto pela Igreja Católica, por volta de 1.147 d.C. Neste tempo, algumas pessoas já se incomodavam com as diversas doutrinas errôneas da Igreja e, com conhecimento bíblico, queriam combatê-la.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página