A História da Igreja de Cristo #15 - Uma Nova Estratégia do Inferno

10:25



Vocês já sabem que os demônios prometeram perseguir os servos de Jesus Cristo, após a batalha da Segunda Guerra Celestial (Lição 3). E também já aprenderam que os cristãos eram corajosos, e não temiam a morte. Então… era hora do Inferno rever suas estratégias, pois Satanás estava perdendo feio… 

Então o Inferno entendeu que o caminho não era mais perseguir, mas se aproximar. Como diz o velho ditado: Se não pode vencê-lo, junte-se a ele! E foi assim que Satanás fez. E pode-se dizer que o plano daria certo, pois Satanás nos anos seguintes implantaria o veneno… 

O Imperador que se converte ao Cristianismo 

Todos imperadores romanos eram pagãos (adoravam demônios). 

Grande parte dos Imperadores Romanos odiavam o Cristianismo. Então finalmente o Cristianismo seria aceito em Roma, depois de mais de 300 anos de perseguição (as dez perseguições gerais, como vimos na lição passada). Tudo isso graças a “conversão” do Imperador Constantino (não sabemos realmente se ele se converteu de verdade ou não, mas eu creio que não). Após a conversão de Constantino, outros imperadores romanos também se tornaram cristãos, com exceção de Juliano (361-363), que retornando ao paganismo, foi tachado como “Apóstata”. 

Em 313, Constantino emitiu um decreto, não proibindo mais o Cristianismo no território de Roma. 

“(…) Assim, pois, tomamos essa saudável e retissima determinação de que a ninguém lhe seja negada a faculdade de seguir livremente a Religião que escolheu para o seu espírito, seja a Cristã, ou qualquer outra que creia mais conveniente (…). Outorgamos aos Cristãos plena e livre faculdade de praticar sua religião (…) _Tratado de Milão. 
Até mesmo nas moedas de Constantino se via o lábaro (bandeira) com o monograma de Cristo levantando-se acima do dragão vencido. 

A Igreja tinha caído numa Armadilha! 

Constantino acabou tornando o Cristianismo na religião oficial do Império Romano, e acabou sendo o fundador das bases da Igreja Católica Apostólica Romana. Constantino adorava o deus sol Invictus. 

O maior erro da Igreja naquela época foi ter se aliado ao Império Romano: depois de 300 anos de perseguição pelo próprio Império, a Igreja acaba se aliando com aquele que o perseguiu durante séculos! A perseguição acabou, mas porém a Instituição sofreria um grave dano, um veneno que perduraria até os nossos dias! 

Já começaram vacilando em consagrar alguém não pela chamada em si no Corpo de Cristo, mas por vantagens políticas: Constantino é consagrado como Bispo dos Bispos. Ele acabou tendo autoridade política e eclesiástica dentro da Igreja, o que acabou sendo terrível para os cristãos nos anos seguintes. Nascia então o Sistema Religioso corrompido que está até hoje, que também já tinha acontecido na época de Jesus com os judeus! 

Satanás começou a colocar o veneno dentro da doutrina da Igreja: o Batismo de crianças logo foi introduzido. O Batismo já foi falado na Lição 2 do MANUAL DO CRISTÃO

Havia naquele tempo também a visita aos túmulos dos Apóstolos, e de outros cristãos importantes naquele tempo, que foram martirizados pelo Império Romano. Além de começarem a fazerem peregrinações sobre esses túmulos, Constantino acabou construindo igrejas sob esses túmulos dessas pessoas, o que acabou de certa forma incentivando a adoração aos mortos e adoração de imagens (“Santos”) dentro do Catolicismo. 

Aprendemos em detalhes sobre isso na próxima lição!

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página