CURSO BÁSICO DE EVANGELISMO: Lição 5. Batalha Espiritual

11:21


Foto: Pixabay.
Hoje iremos reforçar o conceito da “Colmeia Espiritual” visto na Lição 1. Hoje, nosso assunto é a Batalha Espiritual! Não iremos abordar detalhadamente o tema, apenas um básico para que vocês entendam um pouco como certas coisas funcionam.

Uma pessoa que aceita Jesus tem o Espírito Santo, mas uma pessoa que NÃO TEM Jesus ela tem demônio?!

NÃO! Primeiro que todos NÓS pecamos, até mesmo os Filhos de Deus (1 João 1.8-10). Existe algo chamado Templo do Espírito, que é um lugar DENTRO DO NOSSO CORPO onde o Espírito Santo fica, é como uma casa (1 Corintios 3.16). Caso uma pessoa NÃO TENHA JESUS, isso não quer dizer que ela tenha demônios. Por exemplo, a mulher samaritana tinha uma vida devassa e não tinha demônio (João 4.15-19). Alguns outros casos, Jesus teve que enfrentar demônios em pessoas, como os endemoniados gadarenos (Mateus 8.28-33).

Uma pessoa NÃO CRISTÃ (CRIATURA) tem a casa vazia (o Templo do Espírito). Em alguns casos, ele pode se tornar sim a morada dos demônios (como meio de transporte), ou de uma ninhada deles (endemoniado). Nesses casos, há trabalho de Libertação, onde a pessoa precisa de um preparo especial (Oração e Jejum). Libertação faz parte da pregação do Evangelho (Mateus 12.28).

Hierarquia Satânica e BAAL (Efésios 6.12)

Existe uma Hierarquia satânica, e nossos Inimigos trabalham como engrenagem. O objetivo deles é um só: afastar as pessoas de Deus! Apesar deles causarem dor, doenças, morte, dissensões, etc o objetivo principal das Trevas é afastar o Homem de Deus, para que ele nunca possa ter comunhão plena com o Pai! Vamos entender melhor essa questão. O próprio povo de Deus desconhece a Hierarquia demoníaca, e acha que combater “Zé Pilintra”, “Exu Caveira” e “Pombagira” é combater o Inferno! Não é por aí! O que o Inferno mais teme são GANHADORES DE ALMAS e PASTORES QUE APASCENTAM O REBANHO COM CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA (Jeremias 3.15). Eles sabem que o CONHECIMENTO DE DEUS é a principal arma do Cristão (Oséias 4.6).

Hierarquia → Depois de Satanás, os demônios mais poderosos da Hierarquia do Inferno são chamados de Príncipes, Príncipes das Trevas, Príncipe dos Demônios ou Príncipes das Trevas deste século. E são quatro! Belzebu (Lucas 11.15), Astarote (1 Reis 11.5), Asmodeus (citado no livro apócrifo de Tobias), Leviatã (Isaías 27.1). O nível deles é de Principados, e eles não entram em corpos de pessoas. “BAAL” é a representação destes Principados no Antigo Testamento. Hoje, cada um deles é responsável por liderar uma região dentro do planeta, falaremos mais a frente.

OBSERVAÇÃO: Principados e Potestades NÃO entram no corpo de pessoas. As únicas entidades que encontramos em futuros evangelismos são “Hostes”. Principados e Potestades LIDERAM as Hostes.

Formação de Guerra

Reparem que BAAL é amplamente citado no Antigo Testamento, mas esquecido no Novo Testamento. Por qual razão?! Mudança Estratégica! Na época do AT, o povo de Deus estava reunido APENAS nos limites de Israel, porque naquela região era adorado o Deus verdadeiro (João 4.22), mas chegava o tempo que o Evangelho seria pregado em TODO MUNDO (Atos 1.8). BAAL então se dividiu, cada um para os quatro pontos cardeais. Podemos dizer que cada um deles é responsável por uma região continental, comandando tropas de demônios para afastar as pessoas de Deus (Efésios 2.2).

A questão é: ELES NÃO PRECISAM ENTRAR EM CORPOS DE PESSOAS PARA AFASTAR AS PESSOAS DE DEUS, APENAS INFLUÊNCIAR O AMBIENTE, E O MUNDO (2 Corintios 4.4). O Inferno usa de dois mecanismos para influenciar a Terra: os chifres de Daniel (visto em Daniel 7 e no livro A Divina Revelação do Inferno), e o vinho do Demônio da Babilônia (Apocalipse 17)! Quando Paulo fala sobre Guerra, ele não fala apenas de trabalho de Libertação, mas sim do MINISTÉRIO (2 Timóteo 4.7). NINGUÉM é chamado para apenas expulsar demônios, mas todos são chamados para GANHAR ALMAS. A questão toda são ALMAS! E caso você não ganha uma (apesar que é o Espírito que lhe dá, pela Comunhão), ganhe a sua pelo menos (Marcos 8.36).

Questão dos espíritos Territoriais

Muitas pessoas rejeitam a questão da Batalha Espiritual envolvendo espíritos territoriais por falta de fontes bíblicas fidedignas que falam sobre isso. A Bíblia a gente aprende nas entrelinhas. Apocalipse 2.13 Jesus mostra a João que havia o trono de Satanás na cidade de Pérgamo. “Trono” pode significar Poder ou Autoridade Real. Satanás tem um trono (Isaías 14.13), porque ele mesmo tem um reino (Mateus 12.26). Ali Jesus mostrava que havia um local onde estava localizado algum “centro de comando” do reino do diabo naquela região. E devemos trazer Jesus as pessoas, porque Cristo veio desfazer a obra do Maligno (1 João 3.8).

DOIS PILARES PARA PREGAR O EVANGELHO

Crescer na Graça e no Conhecimento, e nunca em apenas um (2 Pedro 3.18). Não tem como ganhar almas e combater o diabo se você não tiver Comunhão com Deus (Tiago 4.7). Os sinais acompanham quem crer, e isso é necessário para a pregação do Evangelho (Marcos 16.15-17). Mas também é necessário o conhecimento (2 Timóteo 2.15). Lembre-se, o que os demônios não querem é que o CONHECIMENTO DE DEUS seja disseminado. O Conhecimento de Deus (expressado pela Comunhão) não quer dizer Conhecimento de Bíblia.


Próxima Aula: Anunciando o Reino de Deus!

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

2 comentários

Curta nossa Página