Estudo dos Anjos: (Lição 4) - Castas Angelicais I

04:24



Citamos brevemente as Castas Angelicais na primeira lição de nossos estudos. Porém, agora iremos falar um pouco mais sobre cada uma das castas, que são tipos especiais de Anjos.

Falaremos, nesta ordem: Arcanjo, Querubim, Serafim, Tronos, Dominações, Principados, Potestades, Poderes e Anjos.


ARCANJO

Nos originais, a Palavra Arcanjo quer dizer “ARC MALÁK” (em Hebraico), e ARKANGÉLOS (em Grego). O prefixo “ARC/ARK” sugere uma posição de supremacia, liderança, chefia, etc. Muito provavelmente os Arcanjos são a maior das Castas Angelicais, sendo mensageiros e líderes das missões mais importantes no Terceiro Céu.

De acordo com a tradição judaica, existem quatro Arcanjos: Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael. Miguel e Gabriel são citados na Bíblia; Uriel é citado no livro Apócrifo de Enoque, e Rafael no livro Apócrifo de Tobias. Porém, destes citados, apenas Gabriel não é citado na Bíblia como Arcanjo.

Existem só esses Arcanjos?! Claro que não! Muito provavelmente existam muitos outros Arcanjos no Terceiro Céu, apesar de existirem poucas referências bíblicas sobre isso.

ALGUNS EXEMPLOS: foi por causa de um Arcanjo (Miguel) que a tropa angelical acabou lutando contra Satanás e seus demônios (Apocalipse 12.7); um Arcanjo tocará a trombeta no Arrebatamento (Lição 25, Módulo 4) (1 Tessalonicenses 4.16).


QUERUBIM

São os Anjos mais próximos e ligados a Deus. E também os Anjos de guarda e proteção no Terceiro Céu.

A palavra Querubim nos originais bíblicos, é chamada de KERUB (Hebraico), que significa “Guardar, Proteger”. Na Lição 5 do Módulo 1 (Mundo Espiritual), aprendemos que Satanás (antes como um Anjo de Deus) também era um Querubim, que tinha a função de Guarda no Monte Santo de Deus.

A maioria das referências dos Querubins vistos na Bíblia, mostram que esses seres estão para proteger alguma coisa. Eles também são os primeiros anjos que aparecem citados na Bíblia (Gênesis 3.24), quando o Senhor Deus colocou alguns deles para proteger o caminho da árvore da vida, para que nem Adão, nem Eva, pudessem comer o fruto dessa árvore.

No Trono de Deus (Lição 6, Módulo 1) há MILHARES de Querubins (Salmos 99.1). Querubins podem ser usados como montaria para Deus (Salmos 18.8-10). Quando Deus mandou Moisés construir a Arca da Aliança, Ele deu instruções para que se coloquem na sua tampa, a imagem de DOIS QUERUBINS (Êxodo 25.18-21).


SERAFIM

São os Anjos do Fogo, que estão ainda mais próximos de Deus do que os próprios Querubins. 

Nos originais, a palavra Serafim vem de SARAPH, que quer dizer “Afogueado”. Só existem DUAS passagens bíblicas que falam sobre os Serafins (Isaías 6.2, Isaías 6.6). Eles estão no Trono de Deus (Lição 6, Módulo1).

TRONOS

São Anjos que vivem perto do Trono de Deus. Nos originais, Tronos vêm do grego “THRONOI”. O Apóstolo Paulo citam os Tronos em Colossenses 1.16. Muito provavelmente esses Anjos só vivem no Trono de Deus, conforme já citamos na Lição 6 do Módulo 1 – Mundo Espiritual.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página